Pagina

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ESTE É O MEU LUGAR - VILA SÃO JOSÉ


Alunos da EMIAM durante a realização da deriva, coletam dados, informações e percepções feitas pelos sentidos. Todos esse material será usado para a montagem cartográfica da Vila São José

PROJETO DIÁRIO DE BORDO - FEIRA DE CIÊNCIAS , CULTURA E TECNOLOGIA

DIÁRIO DE BORDO – PROJETO VILANOSSANOSSAVILA

Dia 17 de agosto conversamos com os alunos do 9º ano – Falamos do projeto Resgate da História da Vila São José , do projeto Rede lê, da criação da Escola Municipal, com a doação do terreno pelo Sr. Ignácio de Andrade Melo, das mudanças que vem ocorrendo na vida das pessoas e do bairro, com a reestruturação da vila São José, enfim, dos projetos que acontecem na escola e na comunidade e eles se mostraram interessados em apresentar isto para outras escola de Belo Horizonte. Estabelecemos critérios para composição do grupo, falamos do compromisso para com o trabalho e para com os colegas. Em relação ao prêmio, como foram mais de 4 pessoas interessadas, decidimos que faremos um sorteio entre os participantes. Muito entusiasmados, compuseram os grupos e deram início às idéias do que poderiam fazer. Pensamos em construir uma linha de tempo sobre a História da Vila São José. O passado, o presente sendo revelado na forma de falas dos moradores, fotos, reportagens, pesquisas e depoimentos. A idéia da construção de maquetes,m de murais de fotos, de montagem de vídeos, filmagens, banner, etc. Conversamos com a Direção da escola que muito simpática com a possibilidade de divulgação de tudo o que está acontecendo na escola e nos arredores da escola, deu total apoio ao projeto, dispondo de tudo aquilo que precisássemos .
Alguns alunos, como o Pedro Henrique me mostra um pequeno esboço do que ele irá fazer em relação à história da Vila. Alexssander também, juntamente com o Jhonatas já começa a coletar material para sua reportagem que ele gostaria que estivesse na forma de apresentação em datashow. Larissa, Juliane e Ana Cristina se dizem empolgadas com a Maquete que estão fazendo e que está ficando chique. Natalia e Nathaly também já estão bem avançadas no seu trabalho. Eu, professor Assis estou coletando todo o material que tenho em meus arquivos do computador da escola de todo o material relativo à vila São José, aos projetos da escola e documentos na biblioteca para a organização e formas de montagem de todo o material disponível que temos.
DIA 01 de setembro, ÀS 13H E 30 minutos nos reunimos na sala de arte da escola para traçar algumas metas. Alexsander trouxe o seu Notbook para mostrar como estava o trabalho de reportagem sobre a Vila São José. São depoimentos de moradores, visitação às famílias, relatos de como se deu a ocupação da vila, o reassentamento das famílias, como isso se deu. Fez um levantamento de dados sobre o número de moradores, famílias, número de ocupantes das casas, escolaridade, profissão, expectativas das pessoas e sentimento em relação às transformações que estão ocorrendo. Conversamos sobre qual a melhor maneira de fazer essa apresentação e ficamos de conseguir mais imagens sobre a vila para anexar à sua reportagem.
A aluna Natalia, Carla Ariane , Larissa e Nathaly solicitaram material para a confecção das maquetes. Isso foi resolvido.
A aluna Cíntia e Fernanda, além de maquetes também gostariam de fazer um mural de fotos dos projetos que acontecem na escola e que estão registrados na forma de fotos. Usando TNT de cores diferentes, pretendem colar as fotos usando fita dupla face e estas ficam estendidas. O mural pode ser de um projeto que ocorreu à noite “Beleza Negra”, outro é a Visita ao Parque de Exposições, visita à Galeria Guignard, ao Palácio das Artes, Ao museu de artes e Ofícios, Projeto Museu da Pessoa e Memórias de nossa Terra, a entrevista com dona Heloísa, as comemorações com os 20 anos da EMIAM .
Três alunas preparam uma música-tema Vila São José
Uma professora de arte que ensaiar um teatrinho com elas. Será bacana.
Temos também o Portifólio elaborado e coordenado pela Professora Heloísa juntamente com seus alunos e que envolve a vila e a escola.
Decidimos que na estante teremos uma TV e um DVD para apresentação de vídeos, filmes e apresentações de tudo aquilo que foi produzido, criado e editado pelos alunos. São vídeos bastante significativos e que refletem o pensamento dos moradores da vila. Entre esses vídeos podemos destacar:
A mostra plural em 2007, o street dance, as oficinas de capoeira , Memórias de Nossa Terra, Teatro e Musica na Escola, Danças do mundo, Natal na Vila, O terreno doado pelo sr. Ignácio de Andrade, O residencial São José, a entrevista de Dona Heloísa, a escola e seus alunos, enfim, o projeto Cartografia, com a deriva feita pelos alunos durante a percepção da vila pelos dos alunos pelos através dos órgãos dos sentidos .
Serão montados dois ou três banners sistematizando todo o projeto.
No dia 19 de setembro nos reunimos para a montagem do primeiro mural de fotos sobre a história da vila São José . Usando TNT, pincel atômico, fita dupla face e alguns desenhos dos smurfs fizemos uma montagem de um mural com cerca de 90 fotos.
Foi desenhado três  prédios com 15 apartamentos cada prédio e em cada janela foi colocada e colada uma foto. Alguns dizeres acompanhavam essa foto e o que ele representa na história da vila.

Outros dois murais serão feitos com fotos de projetos executados pela escola.

No mesmo dia nos dirigimos a uma gráfica para a montagem dos banners que usaríamos na exposição. Um banner de 2,20 por 1.20 m reflete a vila São José e sua relação com a extensão da Av, Pedro II e o outro Banner, 1.00 por 0,80 m se trata da carta escrita pelo senhor Alípio de Andrade Melo, quando da doação de um terreno para a criação do parque Ursulina de Andrade Melo.
A história de criação da escola será colocada em uma folha de isopor. O depoimento de Dona Heloísa também será colocado em uma folha de isopor.

Uma boa notícia é que a direção da escola, na pessoa de SUZANA e auxiliada pela Marília, uma pedagoga e amiga da escola resolvem homenagear todos os Andrade Mello ainda vivos, no dia do aniversário da EMIAM, que completa 23 anos em 19 de novembro. É um momento para registrarmos o nome da família que tem tudo a ver com a vila São José, com o Bairro Alípio de Melo e com a Escola Ignácio de Andrade Melo.

No dia da exposição teremos uma TV de 42’ onde serão exibidos vídeos, filmagens, fotos e apresentações sobre a vila São José e Seus moradores.

Dificuldades existem e são muitas. Mas todas estão sendo superadas. Os alunos estão gastando o próprio dinheiro para a montagem das maquetes que envolvem a vila São José. O tempo é pequeno para fazer tanta coisa. Os computadores não ajudam e quase sempre estão ocupados. Alguns alunos não se empenham. Chamamos atenção sobre a importância de fazer juntos, registrar juntos, buscar juntos, enfim estarmos juntos, mas eles tem outras obrigações e isso dificulta.
Mas a direção tem dado todo apoio, colegas professores, como A Daniela, Andréa, Sandra e Jacqueline, sempre se mostram simpáticas e tem ajudado.
Agora estamos montando o slogan que virá na camisa para ser enviada para a silkagem.
Serão 15 camisas para serem usadas durante a exposição. 
Decidimos usar o dia 01 de outubro, um sábado letivo para finalizar os trabalhos, ou seja juntar tudo o que temos e definir como será a apresentação na escola.
Estamos pensando no dia 08 de outubro para apresentação na escola.

 Professor Assis - Um dos coordenadores do Projeto - Diretora Suzana, Professora Sandra e Vice-Diretora Jane - Todo apoio ao Projeto Vila São José
Duas professoras do 2º ciclo - Márcia e Claudia - querem continuar o projeto MEMÓRIAS DA NOSSA TERRA - O trabalho será com crianças de até 11 anos e se destina à produção de pequenos textos sobre o Jardim São José hoje. Es te material produzido poderá ser colocado em um banner e apresentado durante a Feira de Ciências Cultura e Tecnologia da RME/PBH .






Nenhum comentário: