Pagina

sábado, 28 de maio de 2011

Data da Proxima Oficina

A próxima oficina da 1ª Feira e Mostra de Ciências, Cultura e Tecnologia da PBH foi transferida para as seguintes datas:
08/06/2011 (quarta-feira) as 8:00h: Turma 1
09/06/2011 (quinta-feira) as 14:00h: Turma 2
Local:. CECIMIG -FAE-UFMG
Confirmem a presença, no espaço destinado aos comentários, identificando também o nome da escola.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobre a 1ª Feira e Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia

O desenvolvimento de Feiras e Mostras de Ciência, Cultura e Tecnologia tem como foco o protagonismo dos estudantes no seu processo de formação, através do desenvolvimento de projetos de trabalhos, pesquisa, uso da tecnologia, solução de desafios gerados por problemas práticos, valorização da cultura local, do patrimônio e da produção cultural dos educandos.
Nesta proposta, os projetos destinados a gerar os produtos para as Feiras e Mostras de Ciências, Cultura e Tecnologia devem constituir-se de atividades de ensino e aprendizagem realizadas na escola ao longo do ano. Essas atividades devem ter o objetivo de criar oportunidades diferenciadas e de fomentar aprendizagens das diversas disciplinas curriculares que integram as áreas de ciências naturais e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, de  acordo com as Proposições Curriculares. Sob essa ótica, o mais importante não é competir, mas expor trabalhos em ambientes descontraídos concebidos como espaços para aprender e ensinar, para conviver e trocar experiências, contribuindo para a formação dos estudantes e professores.

Pressupostos

  •  Elaboração de projetos de trabalho;
  •  Realizados por grupos de estudantes;
  •  Presença de um(a) Professor(a) Orientador;
  •  Fundamentados com as Proposições Curriculares;
  •  Registro do processo através de diário de bordo
  •  Registro final através de um relatório;
  •  Apresentação pública comentada;


Avaliação
Na fase escolar: os trabalhos que obtiverem melhor avaliação poderão ser premiados com troféus, medalhas, viagens, festas, etc.
        Além disso, o melhor trabalho ou os três melhores trabalhos de cada escola participarão da Feira Municipal de Ciências, Cultura & Tecnologia de Belo Horizonte, um evento que acontecerá no mês de outubro.


Na fase municipal: Os estudantes e os professores orientadores dos três melhores trabalhos avaliados pela comissão julgadora nesta etapa serão premiados.